Pra que serve o Marketing?

Uma das premissas mais básicas do marketing é que ele deve entender para atender. Isso significa que o profissional de marketing deve identificar e satisfazer as necessidades de um público específico. Até aqui está bem simples não é?

“Mas o que eu ganho investindo em marketing?”

 

  1. Vender Mais

Esse é o primeiro e mais básico objetivo que um plano de marketing pode ter. Apesar de não se tratar exclusivamente de ações de vendas, a maioria das ações visa justamente atrair novos consumidores potenciais e transforma-los em consumidores ativos, ou seja, que consomem a sua marca. E aqui entram aqueles conhecidos 4Ps do Marketing: Produto, Preço, Praça, Promoção/Publicidade.
Podemos traduzir esses 4Ps como: Ter o produto no preço correto, na praça adequada e com comunicação efetiva.
 
  1. Fidelizar clientes

Não adianta conquistar novos consumidores e não transformar isso em algo sustentável. Você precisa estar na consideração de compra consumidor. É muito mais fácil falar com alguém conhecido do que convencer um desconhecido de que você é confiável. Por isso, marketing de relacionamento, marketing de conteúdo e outras estratégias são muito utilizadas hoje em dia. Basicamente elas consistem em conhecer o seu cliente, ou seja, ter dados dele como gênero predominante, idade e hábitos de consumo e usar isso para falar a mesma lingua do consumidor e oferecer a ele exatamente o que ele busca.
 
  1. Aumentar a visibilidade da marca

Antes comprar, nós precisamos conhecer a marca, certo? E é aqui que marketing se relaciona com a publicidade (um daqueles 4Ps já citados). Técnicas como pesquisa de mercado, definição personas/público-alvo são utilizadas para conhecer o público potencial e focar a comunicação em um alvo que tem grandes chances de gostar do produto. Esses estudos fazem com que a marca invista dinheiro em comunicação de forma mais efetiva.
Vale lembrar que mesmo em redes sociais como facebook e instagram é preciso esse estudo. Pois em algum momento suas postagens precisaram receber investimentos para alcançar mais pessoas e se você não escolhe bem o seu alvo pode acabar não tendo resultados positivos.
 
  1. Gerenciar uma marca

Talvez você já tenha ouvido falar dessa palavrinha. Ela contempla um leque de técnicas para posicionar uma marca de forma mais forte e positiva perante o público em geral. Isso faz com que você esteja na lista de consideração de compra de uma pessoa que sua marca representa e não pelo seu produto.
Se o produto não é lá essa Coca-cola toda, ou se não é uma Brastemp. Talvez você não lembre dele quando precisar. Mas certamente vai lembrar que se é Bayern, é bom.
Viu como falamos de marcas sem nos referir ao produto? Esse é o papel do branding. Agregar, projetar e defender valores de uma marca.

Gostou do texto? Então me segue no instagram e no facebook .

Está abrindo uma empresa e precisa de uma marca? Então entra em contato através do [email protected]